0 com

Instituto Federal oferece 3160 vagas para cursos técnicos no 2.º semestre de 2013

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) divulga novo edital do processo seletivo para o segundo semestre de 2013. São oferecidas 3.160 vagas para os cursos técnicos presenciais e a distância para o vestibular de inverno 2013.

Das vagas disponíveis, 1960 são para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes e 1200 para os técnicos subsequentes na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Para se candidatar a uma vaga nos cursos técnicos concomitantes, o candidato deve ter concluído o primeiro ano do ensino médio e estar matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio, já os candidatos a um dos cursos técnicos subsequentes devem ter concluído o ensino médio.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ifsp.edu.br/vestibular, de 08/05 até as 15h de 03/06/2013. A taxa de inscrição é isenta para os cursos subsequentes na modalidade EaD e de R$ 20 para os técnicos concomitantes e subsequentes presenciais.

Os candidatos carentes de recursos financeiros podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, no período de 8 a 22 de maio.

A avaliação do Vestibular para o 2º semestre de 2013 contará com 50 questões que abordarão os componentes curriculares do ensino fundamental e a primeira série do Ensino Médio.

Todos os candidatos realizarão o exame no dia 23 de junho, às 13h. A divulgação do processo seletivo está prevista para o dia 10 de julho de 2013.

Os cursos técnicos concomitantes ou subsequentes serão oferecidos nos Campi Araraquara, Avaré, Barretos, Boituva, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São João da Boa Vista, São Paulo, Suzano e Votuporanga.

Já os cursos técnicos de EaD são oferecidos nos polos das cidades de Araraquara, Araras, Barretos, Diadema, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapevi, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque e Tarumã.

Todas as vagas de ensino superior do IFSP serão disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer, os alunos devem ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Confira o edital e o calendário para o Vestibular:

Edital n.º 133/2013 - Vestibular 2º Semestre 2013

Calendário vestibular 2º Semestre 2013


0 com

PRONATEC: Inscrições abertas para cursos profissionalizantes!!! Vagas para todo Brasil!!!

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas! No IFSP Campus Guarulhos serão ofertadas 140 vagas para sete cursos em quatro Eixos Tecnológicos: Gestão e Negócios (Recepcionista), Controle e Processos Industriais (Lubrificador Industrial), Informação e Comunicação (Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador), Desenvolvimento Educacional e Social (Espanhol Básico).

INSCRIÇÕES

Acesse o site:


Preencha as informações de busca, escolhendo o município de Guarulhos, e clique em pesquisar.

Identifique o curso de seu interesse e clique no link “Inscreva-se”.

Preencha os dados e confirme a inscrição.

Compareça ao IFSP Campus Guarulhos, Av. Salgado Filho, 3501, Vila Rio de Janeiro, de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 14h00 às 18h00, portando original e cópia da documentação exigida até a data estabelecida na confirmação da inscrição.

Confira abaixo os perfis de cada curso:

Espanhol Básico (20 vagas)
Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua espanhola de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Lubrificador Industrial (20 vagas)
Executa serviços de lubrificagem de máquinas e equipamentos industriais.
Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Montador e Reparador de Computadores (20 vagas)
Realiza manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e software aplicativos. Monta, instala e repara microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Operador de Computador (60 vagas)
Instala, configura e opera sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.
Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Recepcionista (20 vagas)
Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial). Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Tria informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente.
Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Os alunos participantes receberão material didático e uma assistência ao estudante (para transporte e alimentação). Eles também serão cadastrados no Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnologia (Sistec), da Secretaria de Educação Tecnológica do MEC. Ao final do curso, receberão certificados com registro do MEC (Ministério da Educação).

PRONATEC

O Pronatec é um Programa Federal, realizado em todo o País, por meio do Ministério da Educação (MEC). O programa tem como objetivo potencializar a oferta de Educação Profissional nas redes de educação técnica instaladas no país e busca também fortalecer o Ensino Médio por meio da oferta concomitante de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT); fomentar a qualidade dos Cursos Técnicos por intermédio da integração das redes de EPT do país às redes estaduais de Ensino Médio.
O Pronatec busca ainda promover a qualificação profissional voltada para a elevação da escolaridade e para a inserção no mundo do trabalho e estimular a aproximação, a cooperação e a troca de experiências entre as diferentes redes brasileiras de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Os cursos são ofertados no país por meio da parceria com o Sistema S e redes públicas. Até 2014, o Pronatec irá ofertar em todo o Brasil, oito milhões de vagas.