1ª Semana da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Gaurulhos

A Prefeitura de Guarulhos realiza a 1ª Semana da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Gaurulhos dos dias 15 a 19 de outubro de 2012. Em parceria com as instituições: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo, Campus Guarulhos (IFSP), FATEC, UNIFESP, UNG e ENIAC.
Faça já seu cadastro e a inscrição nas palestras ou mini-cursos desejados, as vagas são limitadas.

Acesse o site da Semana: http://snct.ifspguarulhos.edu.br/


Apresentação:

A I Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos (SEMCITEC), realização conjunta da Prefeitura de Guarulhos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos, Faculdade ENIAC, FATEC- Campus Guarulhos, Universidade Guarulhos e a Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos.
Criada pela Lei Municipal n° 6591, de 6 de novembro de 2009, a SEMCITEC segue o mesmo calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, e os mesmos objetivos: mobilizar a população, em especial crianças e jovens, para a importância da ciência, da tecnologia e suas aplicações; contribuir para a popularização da ciência de forma mais integrada nacionalmente; e apoiar o desenvolvimento social do país.
Além desses, a SEMCITEC tem como objetivo específico para este ano a melhoria da formação de docentes da educação básica.
A 1ª SEMCITEC comportará palestras, oficinas, visitas, exposição de filmes, mostra de trabalhos de alunos da rede de educação básica e do ensino superior, organizados em quatro eixos:
a.   Formação Docente para a Educação Básica - Este eixo comporta estudos de abordagem teórica ou decorrentes de práticas pedagógicas vivenciadas em ambientes de ensino, voltados à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
b.   Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico e Social - Este eixo comporta trabalhos de natureza teórica ou prática que possibilitem iniciativas voltadas  para maior racionalidade na utilização de recursos naturais, estimulem o crescimento sustentável e novas formas de consumo, e promovam a melhoria da qualidade de vida com diminuição das iniquidades.
c. Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento Local - Este eixo abrange trabalhos de investigação de métodos e práticas locais que possibilitem a promoção de políticas de desenvolvimento sustentado, como uso de novos materiais na construção, aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia, combate ao desperdício de água e de alimentos, entre outras práticas.
d.   Inovação Tecnológica - Este eixo abrange trabalhos resultantes de investigação teórica ou prática ou ainda de pesquisa em andamento, voltados para a solução de situaçöes e problemas, podendo comportar métodos, processos e produtos (bens e serviços).

Fonte: http://snct.ifspguarulhos.edu.br/

Consulte a programação

Assista algumas palestras ao vivo:

0 comentários:

Postar um comentário