Começam inscrições para 2ª Semana de Ciência e Tecnologia de Guarulhos

Se você é educador, pesquisador, estudante ou teve alguma experiência bem-sucedida com métodos inovadores de ensino e aprendizagem, a partir desta segunda-feira (24), pode se inscrever para compartilhar suas experiências com outros profissionais durante a 2ª Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos, que acontecerá de 14 a 18 de outubro, no Adamastor Centro.

Basta acessar o link http://semcitec.ifspguarulhos.edu.br/O evento é gratuito.

Palestras, mesas de debate, oficinas, apresentação de pôsteres, exposição de trabalhos e apresentações orais fazem parte da programação. Entre as personalidades confirmadas para o encontro está: a doutora em educação Dora Montenegro, diretora do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, dirigido por Miguel Nicolelis, cientista brasileiro candidato ao Prêmio Nobel, que ganhou US$2,5 milhões (R$4,4 milhões), após conquista de um dos prêmios mais cobiçados dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Luis Carlos Teodoro, Guarulhos quer produzir e não apenas consumir tecnologia. “Quem serão os cientistas, inventores e pesquisadores do futuro?” “Vamos importar profissionais de outros municípios? Ou as crianças de Guarulhos serão a mão de obra qualificada do futuro?” Teodoro explica que é fundamental investir simultaneamente em capital humano e em qualificação para a criação do parque tecnológico.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Assuntos para a Ciência e Tecnologia da SDE, Marinilzes Mello, é necessário despertar em nossas crianças o espírito científico desde a primeira infância para dar condições de elas se tornarem grandes criadoras de inovações tecnológicas e científicas. “Se pretendemos ter profissionais qualificados para trabalhar em nosso parque tecnológico temos de começar imediatamente uma reflexão sobre o uso da tecnologia na prática pedagógica, além de uma revolução no sistema tradicional de ensino.”


Essas e outras discussões estarão em pauta durante a 2ª Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos.

0 comentários:

Postar um comentário