Inscrições para cursos profissionalizantes da indústria do Carnaval vão até 03 de setembro

A Secretaria de Cultura em parceria com a Liga Guarulhense das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (Liesg) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizam a partir de setembro cursos gratuitos para capacitação e profissionalização no setor de Indústria do Carnaval, todos com certificação. São oferecidas vagas para áreas de confecção de instrumentos, adereços e chapelaria, costura, escultura, serralharia, cenografia, percussão, decoração, estamparia e marcenaria, entre outras. As inscrições serão encerradas no dia 3 de setembro.

O objetivo é formar mão-de-obra qualificada para atender à crescente demanda do Carnaval. Os cursos são direcionados a jovens e adultos (a partir de 16 anos), que necessitem de oportunidade de profissionalização e inserção no mercado de trabalho.

A iniciativa faz parte do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) dos Trabalhadores para a Indústria do Carnaval – Segmento Escola de Samba do MTE e vai beneficiar pessoas dos estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão e Santa Catarina.

Com duração de 160 horas, os cursos terão aulas práticas e teóricas, realizadas de segunda a sexta-feira, em um dos seguintes horários: das 8 às 12 horas, das 13 às 17 horas, ou das 19 às 23 horas. As aulas terão início no dia 8 de setembro. Todos os participantes receberão auxílio-transporte e lanche.

Interessados devem comparecer à Secretaria de Cultura (avenida Monteiro Lobato, 734, 1º andar, Macedo) ou na Associação dos Servidores Municipais de Guarulhos (avenida Bom Clima, 278, Bom Clima) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os candidatos deverão apresentar duas fotos 3x4 (recentes); xerox da cédula de identidade, do CPF, do PIS/Pasep e comprovante de residência.

Conheça um pouco dos cursos

Na área de confecção de instrumentos serão abordados maquinários, processos de produção e acabamento. Em costura, confecção de moldes, protótipos de roupa e montagem em série de peças do vestuário. No curso de chapelaria, os alunos vão aprender moldes, confecção, decoração e acabamento de chapéus. Em cenografia, conceitos artísticos da cenografia através da pesquisa, elaboração de projetos, viabilidade na utilização de materiais e coordenação de equipes.

Mas os cursos não param por aí. Na área de decoração, os participantes farão pesquisas de temas, desenvolvimento de projetos e trabalhos de decoração e acabamento. Em estamparia, tingimento e estamparia de tecidos, acabamento de fibras, fios, tecidos e peças. No curso de escultura, terão a oportunidade de conhecer técnicas para utilizar resina, isopor, gesso e espuma, modelagem, fundições e aprender conceitos sobre equilíbrio, dinâmica, movimento e estática, entre outros. No de adereços, vão confeccionar bijuterias e jóias de fantasias, técnicas de colagem e entrelaçamento.

E ainda têm muito mais. Em marcenaria, os alunos vão ter contato com técnicas básicas do ofício, aprender a ler e interpretar desenhos, listas e planos de corte. Em serralharia, o enfoque será confecção, reparação e instalação de peças e elementos diversos em chapas de metal.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens