O que colocar no campo 'qualificação' do currículo? Veja dicas

O campo qualificações do currículo deve conter as habilidades que o candidato reconhece que tem e que o ajudarão no desempenho das funções para as quais ele se candidata, ensina o consultor em gestão de pessoas Lauro de Russi. Essa e outras orientações sobre currículos foram dadas às pessoas que visitaram, na semana passada, a feira "ABRH na Praça" na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos e realizado em 12 capitais.

A dica sobre as qualificações foi dada após a pergunta de Silvia Dias Aguiar, técnica administrativa, sobre o que deve ser escrito nesse campo do currículo. Para Russi, é importante saber destacar aquilo que servirá para desempenhar “satisfatoriamente” o cargo. Cursos, por exemplo, devem ser colocados se tiverem relação com a área pretendida.

Ele citou que uma das habilidades que podem ser mencionadas é a de relações humanas. “Para muitas funções, saber lidar com as pessoas, saber se relacionar, é fundamental, é uma qualificação que, na verdade, todos profissionais deveriam ter.”


Usar só letras maiúsculas pega mal

A dúvida de Selma da Conceição Sardinha, operadora de cobrança, foi se o currículo pode ser feito todo em letras maiúsculas. Russi ressaltou que o ideal é não fazer isso. “O que a gente recomenda é que ele [o currículo] seja mais objetivo, ocupe menos espaço e, consequentemente, com a letra minúscula esse espaço vai render para outras informações importantes”, disse.

O especialista também falou sobre a questão de colocar ou não foto no documento, pergunta
feita pelo estudante Wilson de Souza. “Muita gente coloca foto achando que pelo visual, pela beleza ou pelo semblante, as empresas vão contratar. Claro que isso pode ser verdade dependendo da função que a pessoa pretende conseguir um trabalho, como carreira de modelo", comentou. "Se a vaga for em outros ramos de atividade, a nossa recomendação é que não coloque a foto, a não ser que a empresa peça".


Fonte: http://g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens